Fabio Knoll :: Biografía

Vivências

UM ENCONTRO DE “INTERIORES”
Fabio Knoll inicia sua trajetória na fotografia percorrendo os interiores do Brasil, encontrando nela uma poderosa ferramenta de compreensão de sua cultura. Nesta visada do olhar, acaba descobrindo um mundo próprio, que não é meramente recebido de fora, e sim, regido à partir de dentro. A busca de suas próprias essências encontra eco nas imagens do mundo “lá fora”.
É nesse mundo de acordes e afinidades estéticas, de unidade na diversidade, que o ato humano circunscrito nos objetos culturais revela-se em símbolos e signos que nos contam uma história, onde o comportamento é forma, algo que só pode ser compreendido em sua natureza, em seu meio.
Como artista, seu trabalho se afasta de um registro iconográfico, atingindo níveis mais profundos de subjetividade. Suas imagens refletem essências de um mundo e sua humanidade, matizadas por suas próprias vivências. Suas fotografias não revelam um mundo dado e sim um mundo vivido.
Seja em um cortiço no seio de uma metrópole, ou no interior de uma casa de lavrador, vemos um parentesco que se expressa através de elementos estéticos deixados no espaço, uma linguagem sutil presente na realidade, estabelecendo essa comunhão entre o eu e o mundo, algo que nos conecta enquanto um todo.
Em seu trabalho, as sombras exercem um papel tão fundamental quanto as luzes qua as projetam, composições que representam um esforço em reencontrar esse olhar “ingênuo”, unindo mente e coração. Uma celebração da riqueza presente nas pequenas coisas da vida, trazidas pela luz ao encontro da alma.

Geógrafo formado pela Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira como fotógrafo documentarista percorrendo todo o território brasileiro e diversos países.

Entre seus livros mais recentes estão: Universo Amazônico; Museus do Brasil; Brasil – uma nação multicultural; Fazendas, Engenhos e Estâncias do Brasil e Cortiços – A experiência de São Paulo.

Seus trabalhos fotográficos já foram exibidos em diversas mostras individuais e coletivas em São Paulo, na International Architecture Biennale Rotterdam, Los Angeles, Londres, Berlim e Milão, atualmente representado pela galeria Bossa em Miami.
Nos últimos anos têm atuado como Diretor de Fotografia e Cineasta em diversos projetos para cinema, TV e WEB, entre eles: “Spirit Papers from Another World”, no Nepal; “O Brasil deu certo. E agora?” Longa metragem idealizado por Maílson da Nóbrega; “Mulher Arte” e “Encuentros”, séries para a TV HBO.

Atualmente é Diretor do programa 50 por 1 – Destinos Espetaculares com o Álvaro Garnero para a Record TV.

©2019 by Fabio Knoll. All rights reserved.